Conecte Conosco

Destaques

REVIEW | Confira o que achamos da primeira temporada de “The Exorcist”

Publicado

em

No ano passado a Fox surpreendeu ao anunciar que iria lançar uma série baseada no universo do clássico filme “O Exorcista” de 1973. Em setembro a emissora exibiu o episódio piloto da obra – que fez uma grande estreia com uma audiência espetacular – no entanto, parece que com o passar das semanas a série foi perdendo sua audiência o que  particularmente me deixou triste, pois assisti aos três primeiros episódios e gostei muito. Talez o erro tenha sido a época; a Fox investiu um grande tempo, dinheiro e publicidade na produção de mesmo gênero “Outcast” e talvez isso tenha ofuscado um pouco o brilho da tão esperada por muitos “The Exorcist”. Na última sexta-feira a série chegou ao seu season finale – ainda sem previsões de renovação – e nós, como fãs, tanto da série quanto do gênero resolvemos criar um Review de TODA A SÉRIE, episódio por episódio com o resumo de cada capítulo e um pouco do que achamos sobre o mesmo.

Aviso aos desavisados: Se você não assistiu e não gosta de spoilers, pode parar por aqui.

Chapter One: And Let My Cry Come Unto Thee
Na estreia da série, temos uma breve introdução dos personagens. O Padre Tomás Ortega (Alfonso Herrera) tem uma vida pacata em sua cidade até então, porém, ele tem uma leve queda visível por seu passado; a jovem Jéssica – um amor que deixou a vida do rapaz antes do mesmo entrar para a igreja. Paralelo a isso, vemos o primeiro caso de possessão e exorcismo na série, o do Padre Marcus. Em cutscenes que ligam os dois Padres que até então não se conhecem a trama leva os dois ao mesmo ponto e lentamente apresenta a família chave da história. O episódio é bem apresentado, mas eu confesso que não foi o suficiente para me prender e cativar de início e talvez tenha acontecido o mesmo com outras pessoas que tiveram uma grande expectativa pela série.


Chapter Two : Lupus in Fabula
Nesse segundo episódio a série começa a engrenar e já prendeu mais a minha atenção, Padre Marcus e Padre Tomas juntam suas forças pois recebem um chamado de Angela Rance, ela acha que tem algo acontecendo de incomum em sua casa e com sua filha, Casey Rance. Fugindo de vários clichês atuais, as cenas se passavam em vários lugares diferentes e mostravam várias outras coisas que estavam acontecendo na cidade e também é ligado ao caso dos Rance, mesmo indiretamente.


Chapter Three : Let’Em in
Padre Marcus, Angela Rance e Padre Tomas acreditam que Casey está sob domínio de uma entidade demoníaca, porém a permissão para a efetuar o exorcismo é negado pela igreja, pois acreditavam que o problema da jovem era psicológico e não era necessário tal ritual. Mas os Padres, convencidos do contrário tentam fazer o ritual. Uma coisa que me chamou muita atenção na série, é ela mostrar uma perspectiva diferente do que vimos antes. A série mostra a visão da pessoa prestes a ser possuída e o início de seu relacionamento com a entidade que até aqui ainda não havia recebido a liberdade para possuir a jovem Rance. O Clímax desse episódio se dá em sua cena final onde Casey e seu pai Henry estão voltando para casa de metrô e após um rapaz assediar Casey, ela o ataca sob domínio do demônio violentamente rasgando seu peito e destroçando sua mandíbula, uma cena realmente forte mas necessária para esse gênero.


Chapter Four: The Moveable Feast
Após o acontecido, Henry também está convencido que sua filha não está normal e se junta a sua esposa para dar o parecer à Padre Tomas e Padre Marcus para efetuarem o exorcismo. Logo após da volta de Padre Marcus ao convento das freiras, onde ele buscava a redenção e os conselhos para continuar sua vida de exorcista após um grande trauma envolvendo um de seus rituais à um ano e meio atrás. Após seu retorno a cidade padre Marcus e Tomas iniciam o ritual que será mostrado no episódio cinco e um dos melhores episódios da série. Uma das partes mais interessantes do episódio é que aqui o Padre Marcus vê pela primeira vez o ritual de exorcismo das freiras que é um ritual bem diferente do que ele conhece (e nós).


Chapter Five: Through My Most Grievous Fault
O ponto forte da temporada começa aqui, o exorcismo de Casey começa, e o episódio ganhou grande destaque na mídia por exibir pela primeira vez um exorcismo em tempo real, durante os 43 minutos do episódio Padre Marcus e Tomas executam o ritual, porém Padre Tomas acaba caindo na armadilha do demônio e acaba sendo desviado do ritual e expulso do local pelo Padre Marcus, após essa ‘expulsão’ Tomas vai em busca de Jéssica, seu amor não esquecido. Enquanto isso Padre Marcus continua o ritual. Fora do quarto onde está ocorrendo o exorcismo. Kat, irmã de Casey, convencida de que sua irmã não possui nenhuma entidade em seu corpo e sim a necessidade de tratamento médico, age por si só e chama a policia para o local que chega interrompendo o ritual, efetuando a prisão do Padre Marcus e levando Casey em uma ambulância para o hospital – o que não acontece pois a jovem completamente possuída pelo demônio destrói a ambulância, matando os dois paramédicos e fugindo pela cidade. Comos e não bastasse os acontecimentos do episódio 5, Angela Rance faz uma revelação à Padre Tomas, ela é Regan McNeil, a jovem possuída do filme “The Exorcist” de 1973. Esse episódio me surpreendeu pois além de suas imagens de possessão bem executadas, cortes de câmeras bem pensado e uma fotografia tão incrível quanto todo o restante da produção, ainda contou com vários desenrolares que mudou o clima da série do capitulo 6 em diante sem contar que confirmou que a série é como uma continuação do famoso filme de 1973. 


Chapter Six: Star of the Morning
Padre Marcus é liberado da prisão e vai as ruas a procura de Casey que está desaparecida e após uma pista ele acha que tem sua localização. Esse capitulo foi muito importante para o desenrolar do restante da temporada pois mostra que os demônios que haviam possuído os corpos de mendigos e outros moradores de rua só foram usados por entidades maiores para concluir uma ‘missão’ diabólica. Angela Rance e sua família recebem uma ligação do IML informando que um corpo foi encontrado e possivelmente possa ser de sua filha, felizmente não era.


Chapter Seven: Father of Lies
Após encontrar e capturar Casey, padre Marcus e Tomas vão ao convento das freiras visando realizar um exorcismo escondido com a ajuda das freiras, ao mesmo tempo a família Rance enfrenta outro desafio ao enfrentar a imprensa após seu caso vir à público. A freira Bernadette não está de acordo com continuar o ritual pois acha que a garota está sofrendo e não está mais aguentando pois seu corpo está completamente debilitado e o exorcismo só pode ocorrer quando o demônio se mostra, o que não está acontecendo. O mais legal do episódio é que ele mostra pontos fracos de personagens fortes e isso prendeu minha atenção. A cena final do episódio mostra o demônio finalmente se manifestando novamente no corpo da garota por conta de Angela que chega no convento à convite de Padre Tomas.


Chapter Eight: The Griefbearers
Começa o último exorcismo em Casey e pouco antes de Pazuzu (Demônio que está em Casey) tentar matá-la virando seu pescoço para trás, Angela intervem no ritual e pede para que a entidade deixe sua filha em paz e se entrega ao mesmo sem que a cena revele isso. Casey está livre da entidade porém sua mãe…


Chapter Nine: 162
Após a entidade maligna ser transferida de Casey para Angela, Henry revela para Padre Tomas que a algum tempo tem tido algumas visões com o número 162 o que ajuda o Padre posteriormente a descobrir que se tratava do numero na página do livro que Angela escreveu anos atrás sobre o exorcismo e que dizia algo como: O Demônio sempre volta. Levando o Padre a ter a certeza de que Angela estava possuída e fazendo-o visitar a casa dos Rances. Era realmente aquilo que ele imaginava, Angela se encontra possuída pela criatura demoníaca.


Chapter Ten: Three Rooms
Aqui termina a primeira temporada da série, com direito à último exorcismo, mente compartilhada e visita Papal à cidade, a série termina em grande estilo e surpreendendo por fugir de clichês presentes em grande produções de hollywood.

 

 

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.

a>

© 2024 | Acesso Geek - O seu site de notícias sobre Games, Tecnologia, Cinema, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais!