Conecte Conosco

Tech Reviews

REVIEW | Sony Gold Wireless Headset 7.1

Publicado

em

Lançado em janeiro de 2014, o Gold Wireless Headset é a mais recente aposta em sua linha de fones de ouvido voltados à linha PlayStation. Embora possa ser usado como um produto convencional, o aparelho possui características especiais que só se revelam quando o combinamos com um dos consoles produzidos pela empresa.

Tivemos a oportunidade de conferir o que o aparelho tem a oferecer e, após uma bateria completa de testes, preparamos uma análise completa. Além de discorrermos sobre o acessório, estabelecemos comparações com o modelo Pulse Elite 7.1 (lançado em 2012 para o PlayStation 3) para que você possa fazer uma compra mais consciente.

Especificações técnicas

Áudio

  • Tamanho dos drivers: 40 milímetros
  • Impedância: 32 ohms
  • Resposta de frequência: 20 Hz a 20 kHz
  • Surround Sound Virtual 7.1
  • Sensibilidade: 100 dB
  • Modo de saída: Estéreo

Microfone

  • Tipo: Embutido
  • Modo de operação: Mono
  • Bateria: 8 horas de duração

Design

Disponível na cor preta com detalhes em azul (o modelo branco não está disponível no momento desta análise), o Gold Wireless Headset possui um visual bastante compatível com o do PlayStation 4.  Ao contrário de outros acessórios voltados a jogos, o dispositivo opta por um acabamento discreto que só deixa clara a sua relação com o mundo dos games através de pequenos ícones em suas caixas acústicas e nas laterais de sua haste.

Embora seja construído em plástico, o dispositivo passa uma sensação geral de resistência, com uma única exceção a essa regra: o mecanismo que ajusta a altura das saídas de som. Esse componente específico parece sensível demais ao toque e há a sensação de que ele pode se partir caso o usuário use um pouco mais de força.

O Gold Wireless Headset concentra seus controles de volume e o botão para deixar o microfone no modo mudo em sua saída de som esquerda. No mesmo local, o usuário encontra o mecanismo para ligar ou desligar o aparelho, o acionador do modo surround sound virtual, uma conexão P2 e uma entrada Micro USB para realizar a recarga de sua bateria interna (um cabo do tipo vem incluso na embalagem).

O acessório possui um tamanho avantajado, o que traz como benefício o fato de ele se encaixar sem problemas em praticamente qualquer tamanho de cabeça. Para completar, os painéis laterais do produto podem ser removidos livremente e trocados por outras opções — no entanto, até o momento, a Sony não vende nenhuma alternativa de customização oficial para o aparelho — em demais aparelhos, só é possível usar o gadget através da conexão P2.

Instalação e software

Para passar a usar o Gold Wireless Headset, basta conectá-lo a uma das entradas USB do PS 3 ou do PS4, ligar o acessório e aguardar alguns segundos até que ele seja reconhecido automaticamente. Também é preciso mexer nas configurações do console utilizado e escolher o produto como a fonte de som preferencial, caso contrário sua televisão continuará tendo prioridade sobre ele.

Embora não seja necessário, o download do “Headset Companion App” (disponível exclusivamente através da PSN) permite inserir um perfil especial dentro da memória do headset. Além de contar com opções destinadas a músicas, filmes e jogos específicos (como InFamous: Second Son e The Last of Us), o aplicativo permite que você opte por uma equalização totalmente personalizada.

Para completar, também é possível usar o acessório como um fone de ouvido sem fio para o PC. Para isso, basta conectar o pequeno bastão USB que acompanha o produto em uma entrada compatível e aguardar até que o Windows faça a instalação automática dos drivers adequados.

Desempenho

Antes de discorrer sobre o desempenho do Gold Wireless Headset, é preciso levar em consideração que o produto se comporta de forma única quanto conectado a um PlayStation 3 ou a um PlayStation 4. É somente durante esses momentos em que é possível aproveitar o modo surround 7.1 do produto, que se mostra eficiente em aumentar a imersão em jogos eletrônicos.

Já durante os momentos em que o acessório é conectado a algum dispositivo através de um cabo P2, ele perde totalmente essa característica. O resultado disso é um produto que, apesar de reproduzir músicas e conteúdos sem nenhuma espécie de distorção, peca por reproduzir tons graves de forma pouco satisfatória.

Vale a pena?

Caso você procure um fone de ouvido sem fio de qualidade, o Gold Wireless Headset é uma ótima opção para complementar seu PlayStation 3 ou PlayStation 4. No entanto, caso você não possua algum desses aparelhos, o principal recurso do produto (o surround 7.1 virtual) se perde e ele passa a ser somente um dispositivo mediano, que não se destaca em meio a produtos especializados.

E é justamente aí que reside a principal limitação do acessório: embora seja bonito e confortável, ele só faz sentido real caso você o use junto a um console produzido pela Sony. Em outras palavras: se você procura um dispositivo cuja principal função é ouvir músicas com qualidade, deixando os jogos em segundo plano, é melhor investir em produtos mais versáteis, como aqueles produzidos por nomes como Shure, AKG e Sennheiser.

Outro problema que se coloca no caminho do Gold Wireless Headset é a existência do Pulse Elite Edition que, apesar de mais caro, se prova um produto mais completo no geral. Com isso, o dispositivo fabricado pela Sony se mostra uma opção competente, mas que depende muitas condições específicas para se adequar àquilo que um consumidor em potencial necessita.

 

Try not. Do, or do not. There is no try.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

a>

© 2024 | Acesso Geek - O seu site de notícias sobre Games, Tecnologia, Cinema, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais!